A Microsoft apresentou ao mundo uma nova ferramenta para tornar ainda mais fácil o acesso, através de smartphones, a aplicações como o Skype, Outlook, OneDrive, entre outras. A aplicação, de nome Microsoft Authenticator, já pode ser descarregada nas lojas de aplicações Android e iOS e promete revolucionar o modo como acedemos de forma protegida a conteúdos na internet.
Ao longo dos anos, o consumidor habitou-se ao formato da password. Qualquer aplicação existente no mercado requer um login associado a uma combinação de letras ou números. Por vezes a combinação de um deles, dos dois, ou até com a presença de letras maiúsculas e símbolos para garantir a segurança necessária ao utilizador.
Gradualmente, graças à divulgação sistemática de ataques de phishing, o consumidor sentiu-se na obrigação de criar uma infinidade de passwords para manter uma presença na internet minimamente protegida. Baseando-se nesta premissa, a Microsoft decidiu criar uma ferramenta para, não só minimizar o tempo desperdiçado no digitar de passwords, mas principalmente para agilizar e simplificar o dia-a-dia do consumidor.
Mas afinal, como funciona o Microsoft Authenticator?
O processo inicial poderá parecer semelhante à da criação de uma password para mais uma aplicação, mas tudo muda quando percebemos que a partir do momento em que esse processo inicial é ultrapassado, não mais nos será requerido a digitação física dessa password. Ou seja, depois de descarregar e instalar o Microsoft Authenticator, o utilizador faz o login nesta nova ferramenta com uma conta Microsoft previamente criada.
Depois, quando entrar numa das aplicações que aceitam esta nova funcionalidade (Skype, por exemplo), poderá entrar através do Microsoft Authenticator. Introduz a sua senha do Skype e posteriormente, sempre que quiser entrar nessa aplicação, não mais lhe será pedida a password referente à sua conta. A Microsoft lembrar-se-á da sua preferência em usar o Microsoft Authenticator pelo que receberá apenas uma notificação push-up, onde toca com o dedo e fica automaticamente ligado. Poderá parecer um avanço menor, mas toda a beleza da aplicação e da utilidade da mesma só é realmente entendida através da experiência do utilizador.
Estranhamente, a empresa acaba por lançar no mercado a ferramenta para beneficiar os sistemas Android e iOS, deixando totalmente de parte o Windows Mobile e o Windows 10. Para estes, a existência de uma password física continuará a ser a única realidade possível podendo, mediante a aceitação deste novo sistema, beneficiar da implementação da mesma no futuro.
Esta abordagem, já tinha sido experimentada pela Microsoft no passado, através da aplicação Authenticator para Android. Apesar de duplicar a segurança para o utilizador, a aplicação obrigava à utilização de um código suplementar à password, tornando todo o processo de login ainda mais demorado. Com o Microsoft Authenticator, a empresa torna o processo simples, rápido e acessível para utilizadores Android e iOS.
Para já, é ainda difícil dizer se este será o futuro dos logins em aplicações através de smartphones, mas é certamente uma abordagem diferente do que tem sido feito por outros para proteger os consumidores na sua presença online.
Tal como outras beligerâncias tecnológicas – como o HD-DVD vs BluRay, Betamax vs VHS – apenas o futuro dirá qual a opção que maior atenção terá entre os utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!