Durante a semana passada a Intel aconselhou todos os utilizadores a não instalarem os seus patches para as vulnerabilidades do Spectre, devido a vários problemas de estabilidade ou até uma possível perda de dados.
Vários utilizadores têm reportado problemas depois de instalarem os patches da Intel, nomeadamente reinícios aleatórios, tornando o sistema operativo bastante instável. No entanto a Microsoft aparenta ter resolvido a situação, estando agora a distribuir uma nova atualização de segurança que pretende corrigir os problemas da segunda variante do Spectre, além de corrigir também os problemas causados pelos patches da Intel.
Esta atualização destina-se aos sistemas Windows 7, 8 e 10, sendo que terá de ser descarregada manualmente pelos utilizadores via o Windows Update. De acordo com a empresa, e segundo os testes internos realizados, este patch não causa os reinicios inesperados que são verificados nos restantes patches, além de corrigir a vulnerabilidade de forma efectiva. E, para os utilizadores que tenham instalado anteriormente as soluções da Intel, este também desativa as mesmas para prevenir a instabilidade do sistema.
Os utilizadores que tenham instalado os patches da Intel e estejam a verificar problemas são aconselhados a instalarem manualmente esta atualização o mais rapidamente possível. Para os restantes, será recomendado que aguardem o lançamento das atualizações pelas vias tradicionais.
De forma a prevenir problemas, estes patches ainda necessitam de um vasto conjunto de testes em larga escala, algo que não tem vindo a ser realizado correctamente, tendo em conta todos os problemas verificados nas últimas semanas.
Entretanto, a Intel também já afirmou que descobriu a origem dos reinícios inesperados sobre os seus patches em sistemas Broadwell e Haswell, estando prevista uma nova atualização para breve, mas ainda existem outras plataformas afetadas que necessitam de resolução.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!