Hoje em dia é comum ver jovens a utilizarem os smartphones durante períodos letivos. No entanto, o governo francês acaba de passar uma nova legislação que pretende reduzir o uso de equipamentos móveis durante estes períodos com vista a garantir uma maior produtividade dos estudantes.
A nova medida irá começar a ser aplicada em França a partir de Setembro, e proíbe os estudantes de utilizarem smartphones ou tablets nas escolas, sendo mesmo necessário que estes estejam desligados antes da entrada no estabelecimento de ensino.
A medida vai de encontro a um movimento em França que pretende diminuir a utilização de dispositivos móveis como meio de ameaças ou que possam atrapalhar o dia a dia dos utilizadores. Já no início deste ano foi proibida a utilização de smartphones dentro de viaturas, mesmo que estas se encontrem paradas.
Da mesma forma, a proibição na utilização de smartphones não é algo novo no ambiente escolar. Desde 2010 que esta medida é proibida durante as aulas, mas a nova legislação abrange um período mais alargado de tempo. A utilização apenas irá ser permitida com fins pedagógicos e quando necessário, além de ser sobre a visão dos professores ou funcionários da escola.
Apesar de a lei já se encontrar preparada, ainda existe muita gente contra a medida, sobretudo devido à dificuldade em fiscalizar a aplicação da mesma e a falta de espaços para o armazenamento seguro dos dispositivos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!