1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

spyware android

 

Investigadores da Bitdefender revelaram a descoberta de um novo spyware perigoso para Android, apelidado de “Triout”. Este pode secretamente guardar as chamadas realidades, recolher fotos e vídeos dos equipamentos, mensagens de texto e ainda as coordenadas GPS, enviando toda esta informação para os atacantes.

 

O Triout encontra-se ativo desde Maio deste ano, e aparenta circular por intermédio de falsas aplicações, embora também tenham sido descobertas referências ao mesmo sobre uma app que esteve na Google Play Store em 2016.

 

Apesar de esta aplicação ter sido removida da loja da Google, uma nova versão aparenta ter começado a circular pela Internet com um certificado autêntico da Google Debug. A aplicação em si consiste num jogo para adultos, algo que também é comum de se verificar em aplicações maliciosas.

 

O spyware foi desenhado para instalar-se de forma silenciosa nos equipamentos, convertendo os mesmos numa espécie de dispositivos de vigilância. Os dados recolhidos são depois enviados para servidores remotos controlados pelos atacantes.

Até ao momento não existem certezas sobre a origem deste malware, embora se encontrem referências a uma possível criação na Rússia.

 

O mais curioso deste spyware está no facto de se encontrar totalmente escondido dentro da aplicação que o distribui, não sendo visível a partir de uma mera descompressão do APK. Isto dificulta a sua deteção e a identificação do código, embora deva ser detetado por aplicações de segurança na normalidade. Além disso, o código também sugere que o spyware ainda se encontra em desenvolvimento, pelo que podem surgir no mercado outras variantes com novas funcionalidades.

 

Como sempre, para prevenir a instalação de malware, recomenda-se que as aplicações sejam instaladas apenas de fontes seguras – como a Play Store. Além disso, os investigadores também recomendam que as permissões de uma app sejam verificadas antes de qualquer instalação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech