Muitos utilizadores aceder pelo modo Anónimo do Chrome com vista a esconder as suas atividades no sistema. Apesar de essas atividades não serem realmente armazenadas no computador, ainda assim a Google continua a ter acesso a um conjunto de informações que ficam associadas com a conta de utilizador, segundo o sugerido por estudos recentes.
Em causa encontra-se o sistema de cookies da publicidade online, sobretudo da Google. Quando o utilizador acede a um site com publicidade da empresa, é armazenado um cookie no navegador que permite identificar o mesmo de forma anónima. No entanto, caso o utilizador entre na sua conta durante a mesma sessão de acesso anónimo, esse cookie passa a ficar interligado com a conta principal na plataforma, e assim a identificar a atividade do utilizador.
Obviamente, este processo pode ser impedido caso o utilizador elimine manualmente os cookies ou não realize o login na sua conta durante a mesma sessão. Em todo o caso, a Google já deixou alguns comentários acerca deste estudo, sublinhando que Douglas Schmidt – o responsável pela criação do estudo – possui alguns conflitos de interesse visto ser testemunha num caso judicial entre a Oracle e a Google.
Seja como for, é importante ter em conta que o Modo anónimo de qualquer navegador não é inteiramente à prova de falhas. Ainda é possível que, mesmo utilizando este modo, alguma informação seja registada de forma externa, tanto pelo próprio sistema operativo como a nível da ligação à Internet e registos adicionais que são feitos neste percurso.