Recentemente foi descoberto que, utilizando apenas 15 linhas de código num website, é possível forçar equipamentos da Apple a reiniciarem inesperadamente.
A falha foi descoberta pelo programador Sabri Haddouche, e afeta diretamente o WebKit, motor base utilizado no navegador Safari do iOS. Utilizando um pequeno código CSS e HTML é possível fazer com que todos os recursos do dispositivo sejam utilizados ao máximo, fazendo com que o kernel apresente um erro e force o reinicio do sistema. Segundo o programador, qualquer plataforma que suporte HTML dentro do iOS poderá ser aproveitada para explorar a falha.
Esta falha também afeta as versões mais recentes do iOS 12 Beta, e tendo em conta que a versão final deve ser disponibilizada ao longo do dia de amanhã, é possível que a Apple tenha de lançar uma nova atualização no futuro para corrigir este problema.
Em todo o caso, esta falha não causa grande impacto a nível dos dados do utilizador nem pode ser aproveitada para roubar nenhuma informação. O único inconveniente que poderá existir será o risco dos dados do sistema ou das aplicações serem corrompidos devido ao encerramento forçado – algo raro de acontecer, no entanto.
A Apple já foi informada da falha e certamente que se encontra a trabalhar para corrigir a mesma. Caso pretenda verificar o código que pode levar ao problema este foi disponibilizado no Github pelo programador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!