Os utilizadores do WhatsApp que usam a plataforma a partir de sistemas Windows devem atualizar a mesma para a versão mais recente. O alerta foi deixado pela Meta, depois de ter sido descoberta uma falha na aplicação oficial do WhatsApp, que pode permitir aos atacantes executarem comandos dentro do sistema.
A falha permite que utilizadores maliciosos enviem ficheiros modificados para as vítimas, que quando executados pelo WhatsApp, podem permitir que código potencialmente malicioso seja executado no sistema.
A Meta afirma que a falha pode ser explorada em todas as versões antigas do WhatsApp na plataforma, tendo sido corrigida apenas com o WhatsApp 2.2450.6. A falha foi descoberta por um investigador de segurança, que reportou a mesma ao sistema de bugs da Meta.
Embora a falha tenha sido reportada de forma responsável, a Meta ainda não confirmou se a mesma terá sido usada ativamente para ataques antes de descoberta.
Este formato de falhas são bastante usuais em ataques direcionados para campanhas de spyware, e espionagem. Por norma, tendem a ser patrocinados por entidades associadas com governos de certos países autoritários.
Para os utilizadores do WhatsApp no Windows, a recomendação será que instalem todas as atualizações mais recentes da aplicação, de forma a garantirem que se encontram protegidos de potenciais ataques.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!