A empresa de segurança Kaspersky revelou a descoberta de uma nova vulnerabilidade sobre o sistema Windows 10, considerada 0-day e que afeta o kernel base do mesmo.
Segundo a empresa, esta vulnerabilidade é a terceira descoberta no espaço dos últimos três meses. Sobre o código CVE-2018-8611, a falha afeta o kernel base do Windows, permitindo aos atacantes evitar sistemas de segurança e deteção de ataques através da exploração de tecnologias existentes nos navegadores modernos – onde se inclui o Chrome e Edge.
Caso a vulnerabilidade seja explorada, o atacante pode ter acesso completo a todos os ficheiros existentes no sistema, além de conseguir enviar remotamente comandos para a máquina realizar as mais variadas atividades.
Vulnerabilidades 0-day são consideradas as mais perigosas de serem encontradas, sobretudo por não possuírem uma correção imediata que possa ser aplicada.
Felizmente a Microsoft foi informada previamente da falha e já lançou a correção – tanto para a falha recentemente descoberta como as anteriores. Os utilizadores apenas necessitam de manter o seu sistema atualizado para ficarem protegidos da mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!