1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

foto raw

 

Ficheiros no formato RAW são bem conhecidos por qualquer fotografo profissional, sendo o formato utilizado por sistema de captura de imagens, como câmaras, para armazenares o máximo de informação possível sobre uma cena. Ou seja, detalhes como o tipo de cor e luminosidade são armazenados no próprio ficheiro para permitir uma edição mais simples do mesmo no futuro.

 

Como possuem mais informações, estes ficheiros possuem também um espaço consideravelmente superior em comparação com os tradicionais JPEG – e nem todos necessitam desses detalhes. Este formato de ficheiro era suportado no Windows 7 e 8, mas a Microsoft retirou o suporte a partir do Windows 10.

 

No entanto, a empresa parece ter voltado atrás no tempo, tendo agora disponibilizado a possibilidade de os utilizadores abrirem ficheiros RAW diretamente dentro do sistema. A partir da Microsoft Store os utilizadores poderão agora instalar a extensão do sistema que permite abrir este formato de ficheiros.

 

Ao instalar o pacote, os utilizadores podem assim abrir dados dos ficheiros diretamente pelo Explorer do Windows e até na aplicação nativa de fotos. A extensão também suporta um vasto conjunto de câmaras profissionais e do formato especifico das mesmas – desenvolvido pelos fabricantes e normalmente abertos apenas por programas dedicados. Como exemplo, existe suporte a ficheiros CR3 e GPR.

 

A extensão pode ser instalada a partir deste link, sendo que os modelos de câmaras compatíveis podem ser verificados neste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech