A Google encontra-se a preparar uma nova atualização para o Chrome, com vista a tornar o mesmo mais seguro contra extensões maliciosas e outro conteúdo nefasto para os utilizadores. No entanto, para este fim, poderá também estar a comprometer a funcionalidade de algumas extensões atualmente existentes – nomeadamente as que bloqueiem publicidade no navegador.
A mudança prevê que as extensões do navegador tenham um controlo mais apertado sobre as permissões a que possuem acesso. Ou seja, para garantir a segurança final dos utilizadores, cada extensão terá um controlo mais restrito sobre o que poderá aceder e modificar nos sites.
Apesar de esta medida ser tomada com vista a garantir a segurança final dos utilizadores, a mesma também acarreta algumas mudanças na forma como as extensões modificam os conteúdos das páginas web – e que pode afetar os principais bloqueados de publicidade atualmente existentes.
A alteração centra-se sobre a API “webRequest”, que é atualmente utilizada pelos bloqueados de publicidade para impedirem o acesso a determinados domínios. Com as alterações, a Google pretende implementar o novo “declarativeNetRequest”, que possui bastantes mais restrições para os programadores. Apesar de esta mudança trazer benefícios na segurança padrão do Chrome e no desempenho final do mesmo, também apresenta um novo desafio para os programadores de extensões que utilizem o padrão anterior.
Os criadores do adblocker uBlock Origin e do uMatrix afirmam que a alteração da Google irá limitar o número de filtros a 30 mil entradas – o que será consideravelmente mais reduzido face aos limites atuais. Este limite será bastante reduzido, não sendo compatível com praticamente nenhuma lista utilizada nos principais adblockers da atualidade.
Estas alterações esperam-se de ser implementadas no manifesto V3, utilizado pelas extensões do Chrome. Este ainda se encontra em desenvolvimento, pelo que ainda existe a possibilidade de surgirem mudanças nas próximas semanas.
Mas caso isso não aconteça, é possível que muitas das extensões de bloqueio de publicidade atualmente existentes deixem de funcionar corretamente ou possam bloquear eficazmente a publicidade online.
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