1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

chrome malware

 

A Google removeu recentemente da sua loja de extensões para o Chrome um vasto conjunto de bloqueadores de publicidade falsos, que tinham como objetivo recolher informações dos utilizadores e dos sistemas, além de tornarem os mesmos parte integrante de redes de botnets.

 

O caso foi inicialmente descoberto pelo investigador Andrey Meshkov, do AdGuard. Segundo o mesmo, as extensões do Chrome maliciosas estariam a utilizar código roubado de outros programas de bloqueio de publicidade verdadeiros, mas com ligeiras modificações para integrar scripts maliciosos. No total estas extensões terão sido descarregadas por mais de 20 milhões de utilizadores.

 

exemplo aplicações maliciosas

 

Uma das táticas utilizadas por estas extensões para obterem mais visibilidade passa pela utilização de palavras chave na descrição ou título similares a outras de destaque na loja da Google. Além disso, a utilização de Ícones e screenshots similares à de extensões verdadeiras também leva a que os utilizadores possam ser enganados no momento da instalação.

 

Felizmente o caso foi reportado à Google e as extensões maliciosas entretanto removidas. Os utilizadores que as tenham instalado nos seus computadores também deverão ter as mesmas automaticamente removidas dos seus sistemas – como ocorre normalmente quando uma extensão deixa de se encontrar disponível.

Em todo o caso, ainda é recomendado que a lista de extensões instaladas no navegador seja verificada, visto que podem ter sido instaladas outras de terceiros para ocultar as atividades maliciosas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech