Um conjunto de investigadores revelou recentemente uma nova falha sobre redes móveis, que poderá permitir a espionagem de conteúdos por utilizadores mal-intencionados, como é o caso de escutar conversas telefónicas ou seguir a localização dos utilizadores em tempo real.
A falha foi descoberta tanto sobre a tecnologia 4G como a mais recente 5G, e surge numa altura em que várias fabricantes também começam a apostar nesta nova tecnologia para os seus dispositivos.
De acordo com o portal TechCrunch, os investigadores irão revelar mais detalhes sobre a falha numa conferência que se realiza amanhã. No entanto, a documentação explicando a falha aponta que o ataque é apelidado de “Torpedo”, e pode ser utilizado para localizar os utilizadores em tempo real sobre uma certa localização.
A falha aproveita-se de uma vulnerabilidade existente quando os dispositivos realizam ou recebem chamadas. Realizando diversas chamadas seguidas para um equipamento, os atacantes conseguem obter diversa informação sobre a sua rede e determinar onde o mesmo se encontra. Além disso, a mesma vulnerabilidade pode ser utilizada para enviar falsas notificações de alerta – funcionalidade bastante utilizada nos EUA.
Os investigadores afirmam ainda que qualquer utilizador de dispositivos 4G ou 5G pode encontrar-se vulnerável a esta falha, que também podem resultar na capacidade de recolher as chamadas realizadas e recebidas no dispositivo.
Felizmente esta vulnerabilidade possui uma correção, mas a mesma necessita de ser implementada pelas operadoras para ter efeito. Os investigadores afirmam que, nos EUA, nenhuma das principais operadoras no mercado possui a correção aplicada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!