Nos últimos meses tem vindo a surgir rumores que a Rússia encontra-se a testar um “kill switch” para a internet local, que iria permitir ao governo desligar a internet do pais e a ligação com o resto do mundo em casos de ciberataques ou ameaças à segurança nacional.
Ao que tudo indica, os testes a esta funcionalidade podem vir a começar dentro dos próximos meses, com algumas fontes a indicarem que o governo está prestes a realizar alguns testes internos ao sistema.
O objetivo da Rusnet, rede independente da Rússia, será desligar o pais da Internet mundial, mas pode também ser utilizada como uma forma de controlar os utilizadores no pias e aplicar censura sobre os conteúdos fornecidos no mesmo. Em casos de ataques diretos a entidades do governo, este poderia apenas ordenar que a internet do pais fosse “desligada”, o que iria deixar todos os cidadãos sem acesso à internet externa – mas ainda iriam continuar a poder aceder a conteúdos locais da Rusnet, como comunicações internas e envio de emails para fornecedores locais.
No entanto, a implementação da Rusnet também trás outras implicações, como é o caso de um controlo mais apertado sobre a censura da internet no pais, e a limitação da liberdade de expressão – pontos que são apontados pelos governos partidários da liberdade na Rússia.
Este sistema de “Internet Local” começou a ser desenvolvido por Vladimir Putin em meados de 2011, quando também foram divulgados vários conteúdos danosos do mesmo por partilhas em redes sociais. O pais é bem conhecido por, atualmente, já manter um forte controlo sobre os conteúdos partilhados na internet, mas isso poderá vir a aumentar ainda mais com a Rusnet.
Até ao momento, as autoridades locais não comentaram os rumores e não afirmam que estejam a ser preparados testes para tal. No entanto, caso isso aconteça, os cidadãos locais poderão ser previamente informados pelos meios oficiais para se prepararem para o “apagão” do pais da Internet externa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!