1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia internet

 

A Rússia sempre manteve um controlo apertado sobre os conteúdos que estariam acessíveis na sua internet, e apesar de não ser um dos países mais controladores neste ponto, podem estar a ser previstas medidas drásticas para os próximos meses.

 

De acordo com o portal ZDNet, a Rússia pode vir a ter a sua própria “Internet” local, destinada apenas aos residentes do pais e sem ligações externas ao resto do mundo. Esta proposta tinha sido apresentada no Parlamento Russo em Dezembro de 2018, e aponta que os fornecedores de acesso à Internet Russos devem garantir a independência da rede local – que seria apelidada de “Runet” – no caso de serem realizados atos de violência por parte de entidades externas do pais ou outros governos.

 

Para este fim, as empresas que fornecem internet no pais iriam ter de passar a filtrar e redirecionar todo o tráfego online do pais para que passe por pontos estratégicos da Roskomnazor, a agência de vigilância de telecomunicações da Rússia. Esta agência é responsável por censurar certos conteúdos no pais e ainda de evitar que dados de utilizadores na Rússia sejam divulgados em plataformas externas ou enviados para outros locais remotos.

 

As autoridades pretendem começar os testes em breve, com expectativa que tal aconteça antes do início de Abril. Nestes testes, a totalidade da Rússia seria colocada apenas acessível numa rede interna, deixando de ser possível aceder à Internet regular e, para entidades externas, seria impossível comunicar pelo mesmo meio para dentro do pais – colocando o mesmo na sua própria “zona”.

 

A proposta apresentada no parlamento terá recebido todo o apoio do presidente Vladimir Putin, sendo vista como uma versão Russa da grande firewall da China.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech