Em pouco menos de 30 dias, a Google possui um conjunto de serviços previstos para serem descontinuados, os quais irão deixar de ser suportados pela empresa e de funcionar para os consumidores.
Alguns destes serviços podem vir a ter um impacto na utilização diária dos utilizadores, pelo que será importante relembrar os mesmos para que venha a estar preparado para as mudanças.
O Google Allo será o primeiro serviço a ser descontinuado, com a data prevista de desativação para o dia de hoje – 12 de março. Este era visto como uma alternativa para comunicação da empresa, mas não conseguiu ultrapassar a popularidade de outras plataformas de comunicação, como o WhatsApp ou Messenger.
O Google Inbox é outro que irá ser encerrado, apesar de a empresa ter integrado muitas das suas funcionalidades na aplicação nativa do Gmail – tanto para dispositivos móveis como na versão web. A empresa não confirmou a data especifica para desativação, sugerindo apenas que irá acontecer nas próximas semanas.
Em seguida, o serviço de encurtamento de links – goog.gl – irá ser encerrado a 30 de Março. Apesar de os links atualmente criados ainda permanecerem em funcionamento, irá deixar de ser possível aceder a estatísticas do mesmo ou criar novos links de redirecionamento.
Por fim, encontra-se o Google Plus, a rede social da Google que acabou por ser um verdadeiro fracasso. A empresa anunciou que a mesma irá ser desligada a 2 de Abril, com os conteúdos dos utilizadores a serem eliminados na mesma altura.
Se utiliza algum destes serviços na sua rotina diária, o recomendado será que verifique algumas alternativas antes que os mesmos sejam oficialmente desativados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!