Depois de o Spotify ter revelado que iria apresentar uma queixa contra a Apple, devido a práticas anticompetitivas, a empresa decidiu responder com uma carta aberta, onde deixa várias críticas ao Spotify e ao que este pretende.
De acordo com o comunicado, a Apple afirma que o Spotify pretende obter os benefícios de uma aplicação gratuita, não o sendo na realidade. A Apple cobra uma comissão de 30% sobre todos os pagamentos realizados por apps no seu sistema, no entanto isto apenas acontece durante o primeiro ano em que a aplicação começa a utilizar o sistema de pagamentos, com a taxa a descer para 15% nos seguintes.
A empresa sublinha ainda que uma grande parte dos utilizadores do Spotify utilizam a plataforma sobre o seu formato gratuito, sendo que os ganhos que a empresa recebe das contas Premium e derivado de ser utilizado o seu sistema de pagamentos são bastante reduzidas.
No comunicado, a empresa afirma ainda que o Spotify pretende aproveitar todas as tecnologias e funcionalidades que a Apple fornece, mas pretende manter 100% da receita. A empresa sublinha os desafios que passa para fornecer a App Store a todos os utilizadores e manter o seu sistema de pagamentos seguro – algo que custa certamente dinheiro e a comissão das aplicações pagas é uma das formas de se obter rendimento para manter estes sistemas atualizados, com o Spotify a pretender alterar o funcionamento deste formato.
De notar que a comissão sobre pagamentos realizados nas apps não será algo exclusivo da App Store. A Google também aplica algo similar com a Play Store e sobre aplicações pagas na mesma, embora o valor da taxa seja mais reduzido.
Seja como for, a resposta da Apple não deverá ser suficiente para impedir que o Spotify avance com a queixa que tinha inicialmente em mente. É bastante provável que ambas as empresas avancem para um processo judicial durante os próximos dias.
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