Sistemas de reconhecimento facial não são perfeitos, e o caso reportado pelo político Matt Carthy é um claro exemplo disso.
A partir do Twitter, o político relatou que o seu portátil, cada vez que ficava em casa, a bateria parecia desgastar-se mais do que o normal, mesmo que o sistema não tivesse sido aparentemente utilizado. Ao que parece, a culpa estaria nos filhos do político, que conseguiram descobrir uma forma de contornar a segurança do Windows e o sistema de reconhecimento facial "Windows Hello".
Para contornar o bloqueio do login, as crianças terão utilizado um panfleto da campanha política de Carthy. O panfleto teria a cara do político em destaque, e parece ter sido o suficiente para contornar o bloqueio aplicado pela segurança do Windows.
O caso não é certamente único, mas demonstra mais uma vez as possíveis falhas que estes sistemas possuem. Apesar de o sistema de reconhecimento facial ser uma funcionalidade mais simples de utilizar que o PIN ou password, ainda assim é bem mais provável de ser contornada.
Isto aplica-se tanto a sistemas Windows como a qualquer outra plataforma onde reconhecimento facial seja um dos meios de validação para “login” ou registo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!