1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphone da huawei

 

O recente bloqueio nas exportações da Huawei sobre os EUA pode vir a afetar negativamente a empresa, tanto que algumas medidas já se começam a fazer sentir. No caso de maior destaque, a Google irá deixar de suportar a Huawei no que respeita aos seus serviços – deixando assim de ser fornecido suporte direto a aplicações da Google, como a Play Store, em novos equipamentos lançados pela fabricante.

 

No entanto, a Huawei tinha vindo a preparar algumas medidas nos últimos meses que, como objetivo final, podem agora vir a ser implementadas como um “Plano B”. De acordo com o portal South China Morning, a fabricante tinha vindo a desenvolver uma versão própria do seu sistema operativo, a qual estava planeada de ser disponibilizada apenas para a China – onde os serviços da Google se encontravam indisponíveis.

 

No entanto, com as recentes medidas aplicadas, surge agora a possibilidade de o sistema vir a substituir o Android em futuros dispositivos. Apesar de o Android ser o principal sistema operativo móvel da atualidade, a fabricante tinha vindo a criar a sua própria solução alternativa.

 

De sublinhar que a Huawei ainda possui acesso ao código base do Android, em formato Open-source, pelo que pode disponibilizar o mesmo nos seus futuros dispositivos. No entanto, caso a situação se torne bastante complicada para a empresa, esta também possui como “Plano B” o seu próprio sistema operativo em desenvolvimento.

 

android tech

 

Richard Yu Chengdong, executivo da Huawei, afirma que a empresa possui o seu próprio sistema operativo dedicado, que pode ser integrado em futuros equipamentos na eventualidade de não ser possível utilizar mais o sistema Android.

 

Este sistema começou a ser desenvolvido internamente pela empresa depois de os EUA terem aplicado a mesma restrição a outra empresa chinesa, a ZTE. Nesta altura, a Huawei viu a medida como algo que poderia potencialmente afetar a mesma, e começou a desenvolver o seu próprio sistema como uma alternativa aos que existem atualmente.

 

Por enquanto, poucos detalhes são conhecidos acerca do mesmo. Tendo em conta que o mercado dos dispositivos móveis é dominado pelo Android, é possível que este sistema seja – de alguma forma – baseado no sistema operativo da Google.  Além disso, as restrições agora a ser aplicadas apenas irão afetar diretamente os futuros dispositivos lançados pela empresa, pelo que os modelos existentes no mercado ainda deverão permanecer com as suas próprias versões do Android na normalidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech