Na sua guerra comercial com a China, os EUA anunciaram medidas que irão ter impacto para a Huawei, sobretudo no negócio da empresa em solo norte-americano. Grandes empresas dos EUA, como a Google, Intel e Qualcomm, foram obrigadas a suspender os seus negócios com a empresa chinesa em conformidade com a legislação aprovada por Donald Trump.
Esta medida tem vindo a ser notícia ao longo do dia, sobretudo pelas implicações que poderá ter no mercado. Sem dúvida, uma das tecnologias que irá sofrer com esta suspensão será a tecnologia de redes 5G.
A Huawei lidera atualmente o mercado na disponibilização de equipamentos e tecnologias para as futuras redes de internet móvel, pelo que a suspensão de negócios nos EUA poderá levar a que a tecnologia demore ainda mais tempo a ser implementada para os utilizadores finais.
Cada vez mais estão a surgir no mercado smartphones com suporte a redes 5G, mas esta implementação não irá servir de nada se a Huawei não tiver disponível o equipamento necessário para fornecer as redes em primeiro lugar às operadoras.
Isto ocorre, sobretudo, porque a Huawei é uma das principais fornecedoras de componentes para empresas como a Qualcomm, Intel e Mícron no que respeita ao desenvolvimento das redes de próxima geração.
Tendo isto em conta, a medida pode levar a um atraso na implementação de redes 5G tanto no solo dos EUA como também na China, tendo em conta que a empresa iria estar limitada sobre o hardware que poderia utilizar.
A medida será prejudicial para operadoras e consumidores, que apesar de ainda manterem as suas previsões de lançar redes 5G no mercado público até 2020, esta implementação pode agora ser mais lenta do que o inicialmente previsto.
Em comunicado, a Huawei também afirma que, com a limitação de negócios, os EUA não estão a tornar a sua infraestrutura mais segura – pelo contrário, estão apenas a limitar a mesma a alternativas inferiores, mas mais caras, deixando assim o pais num atraso em relação ao resto do mundo no que respeita à implementação das redes.
No final, redes 5G ainda devem chegar aos consumidores de uma forma ou de outra, mas a custo de um valor mais elevado – que pode vir a ser suportado pelos próprios consumidores – ou com atrasos consideráveis na implementação.
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