A Qualcomm foi condenada por praticas anti-competitivas nos EUA, por parte da FTC, num resultado que já se encontrava a ser adiado nos últimos meses.
A juíza Lucy H. Koh, responsável pelo caso, afirmou que a Qualcomm estaria a cobrar valores elevados de royalties sobre as suas patentes, limitando a concorrência. Entre as medidas que irão agora ser tomadas passa a monitorização dos negócios realizados pela empresa durante o período dos próximos sete anos, onde os acordos de licenciamento terão de ser analisados para que seja verificado se são justos.
De sublinhar que a Qualcomm foi uma das primeiras empresas a desenvolver várias patentes relacionadas com tecnologias CDMA, que hoje em dia são praticamente utilizadas em todos os dispositivos móveis no mercado. A FTC acusa a empresa de cobrar valores muito elevados para as tecnologias que possui propriedade exclusiva.
Esta não é a primeira vez que a Qualcomm é punida pelas práticas abusivas no mercado das negociações. Ainda de forma recente a empresa foi multada em quase 1.2 mil milhões de dólares pela União Europeia e devido a práticas similares.
Em comunicado, a Qualcomm já afirmou que irá apelar da decisão da juíza, afirmando ainda que o mercado dos dispositivos móveis é bastante competitivo e saudável, não estando a Qualcomm a realizar nenhum monopólio sobre as patentes em questão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!