A verdadeira guerra comercial que tem vindo a ser sentida entre os Estados Unidos e a China pode começar a ter impacto nas vendas das principais empresas internacionais do pais, e uma das primeiras que pode vir a sentir estes efeitos será a Apple.
De acordo com as estimativas da empresa Citi, os utilizadores chineses podem começar a afastar-se da compra de produtos de empresas sediadas nos EUA, face à guerra comercial que se faz sentir entre os EUA e China. Em alternativa, estes consumidores podem voltar-se para a compra de produtos e marcas locais.
A confirmar-se, esta medida pode causar graves danos a empresas como a Apple, que fazem uma grande parte das suas receitas a partir dos utilizadores fora dos EUA – e nomeadamente no mercado chinês. Neste momento, a China corresponde a cerca de 18% das vendas da Apple, mas as previsões apontam que os valores podem cair para metade durante o próximo ano.
Apesar de Donald Trump afirmar que as medidas que têm vindo a ser aplicadas no mercado irem levar a um aumento das vendas em solo americano, várias fontes apontam que estas mesmas medidas podem ter o efeito contrário ao esperado. Como exemplo, se o governo chinês começar a aplicar restrições sobre as vendas de empresas dos EUA no pais, a Apple pode ser uma das principais afetadas – incluindo também outros nomes como a Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!