1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

BOB supercomputador

 

Durante o dia de hoje foi inaugurado o Minho Advanced Computing Centre (MACC), local onde se encontra o primeiro supercomputador a operar em Portugal – conhecido como BOB.

 

Sendo um supercomputador, não será de estranhar as características consideravelmente elevadas deste sistema. O mesmo possui 266 TB de memoria RAM, 1 PB de armazenamento, 1 PFlop de performance de cálculo, e inclui um total de 800 nós de computação.

O supercomputador irá utilizar fontes de energia renováveis, nomeadamente energia eólica, fotovoltaica e hidroelétrica.

 

O início do funcionamento do BOB encontra-se englobado nos planos da Iniciativa Nacional Competências Digitais – INCoDE.2030, integra a Rede Ibérica de Computação Avançada (RICA), o arranque da participação nacional na iniciativa Europeia EuroHPC – European High Performance Computing, e resulta de uma colaboração com a REN e a NOS.

 

O MACC foi inicialmente criado em Novembro de 2017, numa parceria entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Universidade do Texas em Austin (UTAustin) e a Universidade do Minho (UMinho). Espera-se que o mesmo venha a permitir o desenvolvimento de novos sistemas de calculo a nível nacional, além de estimular novas formas de cooperação entre as diferentes comunidades cientificas e empresariais no pais.

 

Está ainda previsto que, até ao final de 2020, seja instalado no MACC uma segunda máquina apelidada de “Deucalion”, que será capaz de realizar um conjunto adicional de 10 PFlops de processamento, ou seja, 10 mil biliões de operações por segundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech