A Mozilla encontra-se a preparar grandes mudanças para o seu sistema de proteção de tracking e analise. Esta funcionalidade já se encontra disponível nas versões mais recentes do Firefox, e permite aos utilizadores controlarem a forma como os websites online monitorizam as atividades do mesmo – podendo mesmo bloquear certos conteúdos de serem carregados.
A funcionalidade tem vindo a ser melhorada com cada nova versão do Firefox, mas a empresa espera agora fornecer mais informação detalhada sobre o que realmente está a ser bloqueado.
Nas versões mais recentes de teste do Firefox é possível aceder à nova página “about:protections”, que fornece aos utilizadores uma informação detalhada sobre quais os conteúdos bloqueados pelo navegador, bem como detalhes sobre o número de scripts diários bloqueados e outros.
Nesta página é possível verificar-se quais os géneros de scripts mais bloqueados, bem como um histórico dos conteúdos interceptados ao longo dos últimos cinco dias – com dados atualizados em tempo real.
De relembrar também que o Firefox irá começar a receber novas funcionalidade de segurança muito em breve, como é o exemplo do sistema de alerta para passwords comprometidas – que estejam guardadas no navegador – e o novo gestor de passwords integrado, o Lockwise, que irá ser o padrão em futuras instalações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!