1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

IMEI obter smartphone

 

O IMEI (International Mobile Equipment Identity) de um dispositivo móvel pode ser considerado como o “Cartão de Identificação” do equipamento a nível mundial. Este é um número único de identificação, criado para cada smartphone que se encontra no mercado.

 

No geral, é como se fosse uma impressão digital. Cada dispositivo no mercado possui o seu próprio IMEI, e este pode ser útil em várias situações. Por exemplo, se o dispositivo for roubado, é possível às operadoras impedirem o acesso de um determinado IMEI à ligação com a sua rede, o que torna o uso do smartphone praticamente inútil.

 

É sempre importante ter este número salvaguardado, e se nunca o fez, é algo simples e que pode vir a ajudar no futuro. Neste artigo iremos descrever como pode verificar o IMEI do seu dispositivo em várias formas diferentes.

 

1- A mais simples...

 

smartphone teclado codigo imei

 

O método mais simples de verificar o IMEI é através do próprio dispositivo. Se marcar o número “*#06#”, em qualquer dispositivo móvel independentemente da marca ou modelo, irá ser apresentado o IMEI do mesmo.

Este é o método mais simples de verificar o número de IMEI e de guardar o mesmo, além de funcionar em qualquer dispositivo – mesmo os mais antigos.

 

2- Caixa do smartphone

 

Se ainda possui acesso à caixa original do smartphone, onde o mesmo vinha embalado quando o comprou, o IMEI costuma encontrar-se presente numa etiqueta na parte lateral da mesma. Isto será útil quando o dispositivo tiver sido perdido e tiver de aceder rapidamente ao seu número, ou em situações onde não possa estar fisicamente com o equipamento.

 

3- "Localizar o meu dispositivo" da Google

 

Se o seu dispositivo for um smartphone Android, e tiver ligado o sistema de localização do mesmo, é possível aceder ao número de IMEI a partir da consola da Google para localização do equipamento.

Acedendo ao site da Google para “Localizar o meu dispositivo”, e verificando no menu dos dispositivos configurados na conta, é possível aceder a informações sobre o mesmo, onde se inclui o IMEI.

 

Google Find

 

De notar que o equipamento não necessita de se encontrar ligado à Internet para que esta informação seja apresentada – ela é recolhida assim que realiza o login na sua conta Google.

 

4- iCloud da Apple

 

smartphone iphone apple

 

Se possuir um iPhone, também poderá utilizar o seu sistema de localização e a respectiva funcionalidade do iCloud para identificar o IMEI do mesmo.

Acedendo a icloud.com, na secção “Definições” > “Os meus dispositivos”, se clicar sobre o dispositivo pretendido deve surgir toda a informação relativamente ao mesmo, onde se inclui o número de identificação.

 

De notar que o equipamento não necessita de se encontrar ligado à Internet para que esta informação seja apresentada – ela é recolhida assim que realiza o login na sua conta da Apple.

 

5- Através da Área de Cliente das operadoras

 

Se a sua operadora possui uma Área de Cliente dedicada, é possível que a informação do IMEI também surja sobre a mesma. A maioria das operadoras nacionais colocam nas suas Áreas de Cliente a informação sobre o dispositivo a utilizar o cartão SIM, onde entre os dados enviados para a mesma encontra-se o número de IMEI.

 

Este processo poderá variar consoante a operadora e o site da mesma, pelo que o recomendado será analisar primeiro se possui acesso a esta área ou confirmar com a mesma se o número surge descrito nesta secção.

Como dica, aqui ficam as Áreas de cliente das principais operadoras em Portugal:

 

Se utilizou um dos passos neste artigo, deve ter em sua posse o IMEI do seu equipamento.

Agora é uma boa altura para o guardar num lugar seguro, pois nunca se sabe quando poderá necessitar do mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech