1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android malware

 

O Android pode não ser considerado um dos sistemas mais seguros de todos os tempos, com malware desenvolvido para o mesmo a cada dia. No entanto, de acordo com os relatórios da equipa do Project Zero da Google, alguns equipamentos podem estar a chegar ao mercado com malware instalado de fábrica.

 

De acordo com Maddie Stone, um dos responsáveis pela investigação da Google, alguns smartphones podem estar a chegar junto dos consumidores com malware instalado desde fábrica.

O malware encontra-se oculto sobre aplicações aparentemente legítimas, a sua maioria orientada para o próprio funcionamento do equipamento – por exemplo, aplicações para tarefas especificas de alguns fabricantes.

 

Na maioria dos casos, porém, o malware é instalado sobre aplicações de terceiros, onde os programadores das mesmas enganam os fabricantes para levarem à pré-instalação das apps nos equipamentos de fábrica.

 

Uma vez instaladas, estas apps podem permitir o acesso a vários dados dentro do equipamento, incluindo dados pessoais, contactos, mensagens e vários outros conteúdos considerados pessoais.

Outras podem apresentar conteúdos publicitários abusivo ou gerar cliques involuntários na publicidade apresentada. Este problema encontra-se mais visível sobre fabricantes que utilizem a versão AOSP do Android. Ou seja, fabricantes como a Google, Samsung e Huawei não estão envolvidas no esquema, uma vez que utilizam as suas próprias versões do Android nos seus equipamentos, mas modelos fabricados por empresas mais pequenas ou de origem chinesa podem estar a ser afetados.

 

Ainda de acordo com os investigadores, muitos dos equipamentos que possuem este género de malware possuem entre 100 a 400 aplicações pré-instaladas, sendo que o conteúdo malicioso pode esconder-se em qualquer uma delas.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech