1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

EDP burla

 

Cada vez mais se encontram a surgir esquemas que se propagam a partir de mensagens SMS, e a EDP é a mais recente empresa que parece estar envolvida num esquema deste género, com o seu nome a ser utilizado para tentativas de burlas.

 

De acordo com os relatos de vários utilizadores, encontra-se a ser realizada uma nova burla que utiliza o nome da EDP como foco de atenção para os utilizadores, através de mensagens SMS enviadas para os dispositivos de potenciais vítimas.

 

As mensagens recebidas informam os utilizadores que possuem uma fatura pendente para pagamento junto da EDP, a qual não terá sido liquidada. A mensagem indica ainda a urgência deste processo, informando que o serviço será suspenso durante o mesmo dia caso não seja feito o pagamento da quantia indicada.

 

exemplo de mensagem sms edp

 

Esta possui ainda uma entidade e referencia para pagamento via Multibanco, a qual é acompanhada por um valor. Esta entidade e referencia corresponde, muitas vezes, a serviços adquiridos a partir da Internet, na qual os criminosos utilizam o esquema para levar as vítimas ao pagamento – sem estas saberem que se trata de algo totalmente diferente. Para as vitimas, estas apenas estariam a realizar um pagamento regular para a EDP, afim de evitar o corte do serviço.

 

Devido à urgência indicada nas mensagens, sobre uma possível suspensão no fornecimento de electricidade, muitos utilizadores podem ser enganados para procederem ao pagamento sem verificarem a origem do mesmo.

 

Será aconselhado que os utilizadores tenham atenção sempre que recebam mensagens de notificação para pagamentos dos quais desconheçam. Na maioria dos casos, estas mensagens são enviadas por números oficiais das empresas ou com um nome específico – e não de números aleatórios. No entanto, o melhor será verificar junto da entidade em questão se realmente existem faturas pendentes para pagamento – e nunca realizar este pagamento de imediato.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech