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Google Adsense

 

A Google revelou algumas mudanças a nível do seu sistema de monetização de conteúdos Adsense. A partir do primeiro dia de Setembro, as novas regras vão entrar em vigor para todos os anunciantes da plataforma e para todos os sites pela internet que utilizam este sistema para monetização.

 

Para os criadores de conteúdos, existem algumas novas categorias de sites que vão deixar de poder utilizar a publicidade do Adsense, a grande maioria relacionada com temas polémicos ou danosos para os anunciantes. Entre as categorias agora banidas encontram-se:

  • Conteúdo ilegal ou criminoso
  • Abuso sexual ou pedofilia
  • Violação de propriedade intelectual
  • Obtenção ou divulgação de produtos oriundos de espécies ameaçadas de extinção
  • Material desrespeitoso ou perigoso
  • Facilitação de comportamentos desonestos
  • Conteúdo falso ou pirateado
  • Softwares inseguros, proliferadores de malware ou maliciosos
  • Divulgações de agências matrimoniais internacionais

 

A grande maioria destes conteúdos fazem sentido de não serem englobados e permitidos para monetização pelo Adsense. No entanto existem algumas categorias novas que também deixam alguma dúvida entre os criadores de conteúdo, como é o caso da categoria “Facilitação de comportamentos desonestos”.

 

Apesar de a Google não revelar exatamente que género de conteúdos estão aqui a ser abrangidos, será seguro dizer que serão atividades que podem resultar em danos ou prejuízos para terceiros – por exemplo, sites que partilhem formas de atacar outras plataformas ou que forneçam “hacks” para sistemas externos.

 

Existem outros conteúdos que, apesar de não serem considerados uma violação das politicas da empresa, podem ter a apresentação de conteúdo publicitário restrita. Entre as categorias aqui presentes destacam-se sites com:

  • Conteúdo sexual ou erotizado
  • Conteúdos potencialmente desagradáveis
  • Materiais explosivos
  • Pistolas e armas de fogo
  • Peças de pistolas e armas de fogo
  • Conteúdo voltado ao tabaco
  • Drogas recreativas
  • Uso inadequado de bebidas alcoólicas
  • Jogos de azar e apostas online
  • Medicamentos com receita, produtos farmacêuticos ou suplementos não aprovados

 

Estes sites podem continuar a apresentar a publicidade da Google nos mesmos, mas irão contar com um volume de publicidade mais reduzida, e consequentemente com menos ganhos em geral.

As novas medidas irão começar a ser aplicadas a partir do dia 1 de Setembro para todos que utilizem a plataforma.

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