O Windows 10 tem vindo a ser uma grande aposta da Microsoft junto dos consumidores, mas desde o seu lançamento que este também tem vindo a ser criticado pelas suas praticas de privacidade pouco claras – e uma elevada recolha de informação a partir do mesmo.
A Microsoft tem vindo a fazer progressos nesse sentido, mas ainda está longe de ser um sistema totalmente “privado”, com muitos dados a serem enviados para a Microsoft para analises dos mais variados fins.
Um desses sistemas é a telemetria de aplicações no Windows, que segundo a Microsoft, permite recolher dados sobre o uso de aplicações do Windows e certos componentes deste.
Felizmente, para quem não pretenda enviar esta informação para os servidores da Microsoft, existe uma forma de desativar a funcionalidade através do uso do Editor de Política de Grupo Local (gpedit.msc).
Para tal deve seguir estes passos:
1- A partir do menu principal do Windows (ou no atalho do teclado WIN+R), pesquise por “gpedit.msc” e aceda a seguinte categoria - Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Compatibilidade Aplicacional
2- Dentro desta categoria, selecione a opção “Desativar a Telemetria Aplicacional”.
3- Defina a opção “Ativado”
4- Para garantir que o registo é aplicado com sucesso, reinicie o computador.
Realizado estes passos o sistema deixa de enviar informações adicionais sobre o uso de muitas aplicações padrão do Windows e de algumas que tenham sido instaladas pela Windows Store. No entanto tenha em conta que este método não evita a recolha de todas as informações do sistema, que ainda poderá continuar a enviar alguns detalhes para analise da Microsoft – será apenas destinado a desativar essa recolha em algumas apps do Windows 10.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!