1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

spy janela

 

Casos de stalking online tem vindo a tornar-se cada vez mais comuns pela Internet, e em parte a falta de controlo das opções de privacidade e a facilidade de acesso a apps que permitem acesso a esses dados são um dos principais pontos que facilita toda esta invasão.

 

A tecnologia atual permite que os stalkers tenham ferramentas fáceis para seguir alguém diretamente pela Internet, e isso tem vindo a ser facilitado com cada vez mais apps que permitem isso mesmo – seja de forma direta ou não.

 

Antigamente o spyware era considerado um género de malware para sistemas informáticos, que podia recolher várias informações pessoais dos utilizadores de computadores pessoais. No entanto, este género de malware passou agora a ser também vulgarizado para apps em dispositivos moveis.

Existem mesmo apps e serviços que prometem um “spyware comercial” para os seus clientes, com os mais variados fins. Não é muito difícil encontrar apps que são desenhadas para seguir menores ou amigos, que uma vez instaladas nos smartphones das vitimas permitem o acesso sem limites a toda a informação do mesmo – incluindo contactos, mensagens, fotos, vídeos entre outros detalhes.

 

Casos de vitimas alvo de stalking por apps maliciosas tem vindo a aumentar em todo o mundo, e é uma tendência que continua a crescer ao longo dos tempos. Com cada vez mais dependência de apps para este fim, é bastante mais simples de seguir alguém ou de monitorizar certas das suas atividades diárias.

 

Algumas fontes sugerem que sejam os fabricantes de smartphones ou dos próprios sistemas operativos a integrarem funcionalidades que permitam aos utilizadores serem notificados quando os seus equipamentos estão a ser controlados remotamente, monitorizados ou de alguma forma envolvidos em casos de spyware.

 

Como sempre, a melhor proteção ainda parte dos próprios utilizadores, que devem sempre ter atenção aos conteúdos das apps que instalam, além de terem cuidado com qualquer pedido externo que seja considerado “demasiado invasivo” ou estranho.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech