1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

turquia

 

Depois de quase dois anos e meio sem acesso à Wikipédia, as autoridades da Turquia finalmente retiraram o bloqueio. De acordo com o The New York Times, desde o inicio de quarta-feira que os utilizadores na Turquia voltaram a ter acesso ao site da Wikipédia e todos os seus conteúdos.

 

O bloqueio ao portal tinha sido aplicado pelo governo da Turquia em Abril de 2017, depois de a Wikipédia ter recusado remover vários artigos onde era incitado que o governo turco teria ajudado e suportado grupos terroristas no passado. Como tal, o governo ordenou que o acesso ao site fosse totalmente bloqueado sobre todas as suas versões – como comparação, até mesmo na China os utilizadores ainda possuem acesso à versão Chinesa da Wikipédia, estando apenas os restantes idiomas bloqueados.

 

A Wikimedia Foundation tinha apelado ao Tribunal Constitucional da Turquia que o bloqueio era uma medida que violava a constituição, e em Dezembro o tribunal deu razão à empresa. A ordem de desbloqueio foi emitida na passada quarta feira e, apenas algumas horas depois, os utilizadores voltaram a ter acesso ao portal na normalidade.

 

Este caso chegou também ao tribunal dos direitos humanos da União Europeia, que em 2019 considerou o bloqueio como uma violação. Este caso ainda se encontra em análise junto das autoridades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech