1. TugaTech » Hardware » Portáteis

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

DJPRMF

Administrador
avatar
Maximize a autonomia do seu portátil

Quando está a trabalhar num PC, o consumo de energia não é uma questão de elevada importância – a não ser que goste de manter a conta da electricidade dentro de um limite aceitável, é claro. Mas se estiver a trabalhar num computador portátil, a história é bem diferente. Os mais recentes modelos netbook anunciam autonomias que rondam as seis horas ou mais de funcionamento apenas com bateria, mas no caso dos laptops a autonomia é menor.

Ninguém quer correr o risco de ficar sem energia no meio de uma tarefa importante – editar um documento, descarregar um ficheiro ou compor uma mensagem de correio electrónica, por exemplo. Felizmente, existem alguns passos que se podem dar no sentido de aumentar a autonomia da bateria sem que isso implique gastar mais dinheiro numa unidade de maior capacidade, que muitas vezes acaba também por tornar o portátil mais pesado.

Uma das maiores fontes de esgotamento energético em qualquer portátil é o ecrã. Apesar de não ser prático desligá-lo por completo, o tempo de duração da carga disponível na bateria pode melhorar significativamente se diminuir o nível de brilho do ecrã. Geralmente, o brilho do ecrã é definido nos portáteis através de uma combinação de teclas (ou atalhos), pelo que deverá verificar no seu modelo ou no respectivo manual por informação específica acerca deste assunto.

Existe um número vasto de outras técnicas que poderá usar para o mesmo fim – prolongar a autonomia do laptop. Uma delas é desactivar o som e outro hardware desnecessário – o adaptador de redes sem fios, por exemplo, pode ser responsável por gastos de energia desnecessários.
Para o desactivar, deverá ir ao gestor de dispositivos. Prima Windows R para abrir a caixa Executar, escreva devmgmt.msc e prima Enter. Procure o hardware que deseja desactivar, clique sobre a respectiva entrada com o botão direito do rato e seleccione Desactivar. Repita o processo para outras entradas de hardware na lista que considere desnecessário.
Também deverá desligar dispositivos USB que não estejam a ser usados e ejectar o CD ou o DVD que estiver na drive óptica.

01
- Abra o painel Opções de energia no Painel de controlo e clique em
Criar plano de energia. Dê-lhe um nome, clique em Seguinte e defina em
que altura o ecrã deverá desligar-se. Clique em Criar.
02
- Clique em Alterar plano de energia e depois em Alterar opções
avançadas de energia. Neste painel, verá que existe um número de opções
que poderá alterar.


03
- Poderá usar o Modo de hibernação quando sabe que o portátil não vai
ser usado durante algum tempo. Recorra à secção Power options and lid
para definir esta possibilidade.

Fonte: PCGuia

Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

kikolixo

Utilizador
avatar
isso funciona em netbooks?

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar
@kikolixo escreveu:isso funciona em netbooks?

Sim, em qualquer um... Wink

Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech