1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox containers

 

As principais entidades responsáveis pelos navegadores mais utilizados no mercado têm vindo a implementar novas funcionalidades nos mesmos para garantir um pouco mais de privacidade e segurança aos utilizadores. Mas ainda existe muito trabalho a ser feito.

 

Porém, a Mozilla parece especialmente dedicada em fornecer novas funcionalidades para o Firefox com vista a garantir mais privacidade durante a navegação online dos utilizadores, e para o dia a dia de muitos.

Para isto, a empresa parece estar a adotar um novo sistema de “contentores” para o Firefox, que vão garantir um grau de privacidade e segurança para quem utilize o navegador da raposa.

 

Apelidado de Multi-Account Containers, esta nova funcionalidade do Firefox permite que os utilizadores separam diferentes websites em “compartimentos” separados uns dos outros. Desta forma o utilizador pode ter diferentes contas de redes sociais, separadas em contentores individuais. Isto impede que outros websites, plataformas ou até programas possam aceder aos mesmos ou recolher dados associados.

 

contentores firefox

 

O mais aproximado para exemplificar o funcionamento destes sistemas seria o de máquinas virtuais. Cada “container” irá ser separado entre si e impede o acesso dos dados por outras partes, ficando assim contida a privacidade e segurança dos utilizadores. Tudo o que acontecer dentro desses contentores, permanece nesses contentores.

 

Isto iria garantir um conjunto adicional de segurança e privacidade para os utilizadores. Por exemplo, seria consideravelmente mais difícil para plataformas como o Facebook conseguirem verificar os sites onde o utilizador acede fora do container, visto que não iria ter acesso a essa informação. Poderá também ser útil para acesso a aplicações sensíveis, como páginas de entidades bancárias ou entidades governamentais.

 

Por enquanto este sistema ainda se encontra em testes, mas os utilizadores que pretendam podem experimentar os mesmos. É necessário instalar uma extensão dentro do navegador que iria permitir o acesso ao ambiente seguro dos contentores, mas é possível que a funcionalidade venha – no futuro – a ser integrada diretamente no Firefox.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech