1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Android 11

 

A Google revelou oficialmente a sua primeira versão de desenvolvimento do Android 11, e com esta surgem também algumas novidades que podem ser esperadas sobre a nova versão do sistema operativo.

 

Os programadores podem, desde já, descarregar a versão Developer Preview para dispositivos da linha Pixel, o que permite obter um pouco mais de detalhes sobre o que a Google possui planeado para o futuro desta versão do Android.

 

Para começar, espera-se que o Android 11 seja mais do que um simples “upgrade” do sistema. Este deve contar com várias mudanças a nível de funcionalidade, privacidade e segurança, temas que tem vindo a ser importantes nos últimos tempos, além de contar com um conjunto de novas funcionalidades que tinham vindo a ser pedidas faz algum tempo pelos utilizadores.

 

> Screenshots rolantes

Finalmente vai existir o suporte nativo do Android à captura de imagens do ecrã em rolamento. Esta funcionalidade era algo que algumas versões personalizadas do Android já permitiam, mas chega agora como algo nativo do Android 11.

 

Com a mesma, os utilizadores não necessitam de rolar o ecrã para uma diferente zona – por exemplo, para capturar diferentes secções de uma página web – sendo este processo feito automaticamente.

 

> Acesso filtrado ao armazenamento

Esta nova funcionalidade é também uma das mais controversas no Android 11. Em base, esta funcionalidade pretende limitar o que cada aplicação pode aceder dentro do armazenamento do sistema, garantindo mais segurança e privacidade.

 

As apps ficam assim limitadas a aceder a conteúdos que tenham sido criados pela mesma ou em zonas genéricas do sistema – como a pasta de downloads. No entanto deixa de se ter acesso “geral” ao armazenamento.

 

Esta função é controversa visto que pode limitar o acesso que as apps possuem atualmente a certas áreas de funcionamento do Android, e em parte pode até prejudicar certas apps – como os Gestores de Ficheiros para Android. No entanto, a Google pode estar também a preparar uma nova permissão que pode ser adicionada nestes casos, e que iria permitir o acesso total à memoria do equipamento.

 

> Partilhas seleccionada

O novo menu de partilha do Android agora permite que os utilizadores coloquem um determinado serviço como “preferido”, permanecendo o mesmo em primeiro lugar na lista sempre que se vá partilhar um item.

 

> Modo de voo não irá desativar Bluetooth

Outra pequena novidade encontra-se no modo de voo, que agora não irá desativar automaticamente o Bluetooth do dispositivo. Isto será útil para manter a ligação com acessórios BT como headphones sem fios.

 

Tendo em conta que esta será a primeira versão de desenvolvimento do Android 11, certamente que muitas das novidades ainda estão em desenvolvimento, pelo que se esperam melhorias nos próximos meses.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech