1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 11

 

A Google revelou oficialmente a sua primeira versão de desenvolvimento do Android 11, e com esta surgem também algumas novidades que podem ser esperadas sobre a nova versão do sistema operativo.

 

Os programadores podem, desde já, descarregar a versão Developer Preview para dispositivos da linha Pixel, o que permite obter um pouco mais de detalhes sobre o que a Google possui planeado para o futuro desta versão do Android.

 

Para começar, espera-se que o Android 11 seja mais do que um simples “upgrade” do sistema. Este deve contar com várias mudanças a nível de funcionalidade, privacidade e segurança, temas que tem vindo a ser importantes nos últimos tempos, além de contar com um conjunto de novas funcionalidades que tinham vindo a ser pedidas faz algum tempo pelos utilizadores.

 

> Screenshots rolantes

Finalmente vai existir o suporte nativo do Android à captura de imagens do ecrã em rolamento. Esta funcionalidade era algo que algumas versões personalizadas do Android já permitiam, mas chega agora como algo nativo do Android 11.

 

Com a mesma, os utilizadores não necessitam de rolar o ecrã para uma diferente zona – por exemplo, para capturar diferentes secções de uma página web – sendo este processo feito automaticamente.

 

> Acesso filtrado ao armazenamento

Esta nova funcionalidade é também uma das mais controversas no Android 11. Em base, esta funcionalidade pretende limitar o que cada aplicação pode aceder dentro do armazenamento do sistema, garantindo mais segurança e privacidade.

 

As apps ficam assim limitadas a aceder a conteúdos que tenham sido criados pela mesma ou em zonas genéricas do sistema – como a pasta de downloads. No entanto deixa de se ter acesso “geral” ao armazenamento.

 

Esta função é controversa visto que pode limitar o acesso que as apps possuem atualmente a certas áreas de funcionamento do Android, e em parte pode até prejudicar certas apps – como os Gestores de Ficheiros para Android. No entanto, a Google pode estar também a preparar uma nova permissão que pode ser adicionada nestes casos, e que iria permitir o acesso total à memoria do equipamento.

 

> Partilhas seleccionada

O novo menu de partilha do Android agora permite que os utilizadores coloquem um determinado serviço como “preferido”, permanecendo o mesmo em primeiro lugar na lista sempre que se vá partilhar um item.

 

> Modo de voo não irá desativar Bluetooth

Outra pequena novidade encontra-se no modo de voo, que agora não irá desativar automaticamente o Bluetooth do dispositivo. Isto será útil para manter a ligação com acessórios BT como headphones sem fios.

 

Tendo em conta que esta será a primeira versão de desenvolvimento do Android 11, certamente que muitas das novidades ainda estão em desenvolvimento, pelo que se esperam melhorias nos próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech