1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malvertising NOS falsa

 

Uma regra importante para qualquer utilizador da Internet será que nem tudo o que aparece na mesma é verdade. E um recente caso que temos verificado aparenta estar a ocorrer sobre diversos sites, aliciando os utilizadores com falsos prémios.

 

Recentemente o TugaTech tem vindo a registar um crescimento elevado nas campanhas de publicidade maliciosa (malvertising) em que os criminosos prometem ganhos de smartphones e outros prémios apenas por completar algumas tarefas simples.

 

Uma das que se regista com maior frequência tem vindo a acontecer até sobre plataformas de sites reconhecidos a nível internacional, e distribuída a partir de publicidade indiretamente maliciosa nos mesmos.

 

Quando os utilizadores acedem a um website com esta publicidade, e após alguns segundos, são redirecionados para um formulário de satisfação supostamente criado pela operadora (no exemplo que indicamos será da NOS).

Este formulário coloca algumas questões simples ao utilizador, sendo que no final promete a oferta de um smartphone “exclusivo” – o qual será obviamente uma campanha falsa, que posteriormente redireciona o utilizador para outro site onde terá de introduzir dados de pagamento e de cartão de crédito, os quais serão utilizados para atividades maliciosas.

 

falsos prémios da campanha

 

A mensagem ganha credibilidade para muitos ao fazer-se passar de algo aparentemente legitimo das próprias operadoras, colocando questões relacionadas com o serviço. Além disso, a mensagem indica também o IP do utilizador e faz promessas logo à partida de possíveis ganhos de um smartphone no final – o que certamente atrai um vasto conjunto de pessoas.

 

Ao que o TugaTech conseguiu apurar, esta campanha aparenta encontrar-se a ser propagada através da exploração do sistema de publicidade da empresa Taboola, presente em vários websites de renome internacional. A Taboola é conhecida por distribuir este género de campanhas no passado, porém a presente situação tem vindo a agravar-se nos últimos dias. O TugaTech tentou informar da empresa sobre a situação, e iremos atualizar o presente artigo conforme necessário.

 

Como sempre, recomendamos que os utilizadores tenham extremo cuidado no acesso a sites desconhecidos ou que prometam o mais variado género de “prémios” apenas por realizar pequenas e simples ações, ou que requeiram dados pessoais ou bancários.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech