O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo, com mais de 1.5 mil milhões de utilizadores ativos. No entanto, apesar de o WhatsApp ser algo simples de utilizar, existem algumas aplicações não oficiais que utilizam a plataforma na mesma, mas adicionam um conjunto de funcionalidades extra.
Em países como a Nigéria, África do Sul e Quénia, o uso de versões não oficiais do WhatsApp pode ser consideravelmente superior ao que se verifica do noutros países.
Como exemplo, a aplicação GBWhatsApp, atualmente a segunda app mais descarregada em África, conta com uma quota no mercado de 3.98% de uso, face aos 27.5% registados pelo WhatsApp.
Estas aplicações fornecem um conjunto de funcionalidades adicionais que não se encontram disponíveis na aplicação tradicional do WhatsApp, como a capacidade de guardar as stories de outros utilizadores ou ver as mesmas sem notificar os criadores. No entanto, estas aplicações também abrem portas a possíveis problemas de privacidade, uma vez que as mensagens enviadas pelo serviço podem assim estar a ser controladas por terceiros ou analisadas pelos criadores das aplicações – não incluindo ainda a possibilidade de existirem versões modificadas maliciosamente das aplicações.
Apesar de as funcionalidades extra destas aplicações serem bastante atrativas para os utilizadores mais dedicados do WhatsApp, ainda assim deve-se ter em consideração o uso das mesmas face aos riscos de segurança e privacidade que possuem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!