1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet tráfego

 

Numa altura em que cada vez mais utilizadores estão a ficar em casa devido ao surto de coronavírus, o uso da internet em geral também tem vindo a aumentar de forma considerável. Nos últimos dias várias plataformas passaram por instabilidades devido à afluência acima do normal de utilizadores, e a situação pode vir a manter-se durante todo o período de quarentena.

 

Plataformas de streaming são algumas das que mais largura de banda consomem, e recentemente algumas organizações da UE tem vindo a apelar aos fornecedores de serviços para que limitem a transmissão dos conteúdos ao formato SD, invés de HD ou superior.

Thierry Breton, da Internal Market, apelou a plataformas como o Netflix e YouTube para que limitem a qualidade dos vídeos que são fornecidos ao formato standard, invés de HD, como forma de garantir o “acesso à Internet para todos” durante o período da pandemia.

 

Esta medida pretende ser uma forma de a UE salvaguardar as suas infraestruturas de rede de uma possível sobrecarga, numa altura em que cada vez mais utilizadores estão a utilizar serviços de streaming para aceder aos conteúdos.

Breton afirma que se encontra em conversações com Reed Hastings, CEO do Netflix, para aplicar a medida ou soluções de limitar a qualidade dos vídeos da plataforma neste período, e que mais conversações estão programadas para as próximas semanas.

 

netflix

 

Apesar de ainda não se encontrar aplicada nenhuma medida concreta neste sentido, um porta-voz do Netflix já veio a publico confirmar que é importante fornecer um serviço de qualidade a todos e garantir que se mantêm o acesso livre à Internet durante este período critico da humanidade. Como tal, a empresa encontra-se a analisar as medidas que podem ser tomadas para garantir a continuidade.

 

De notar que, apesar do considerável aumento de utilizadores ativos na internet, não existem para já relatos que a infraestrutura geral da Internet na UE esteja sobre o seu limite. Em Itália, um dos países europeus mais afetados pelo coronavírus, uma das suas maiores fornecedoras de Internet no pais, a Telecom Itália, registou um aumento de 75% no uso das suas infraestruturas durante o período de quarentena.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech