Sistemas como o Apple CarPlay e Android Auto podem ter bastantes benefícios finais para os utilizadores, no entanto o seu uso também pode impor alguns riscos quando é realizado durante a condução.
Este pelo menos terá sido o resultado de um estudo feito pela IAM RoadSmart, que aponta para um aumento da distração dos utilizadores e diminuição do tempo de reação durante o uso destes sistemas nos automóveis modernos.
A utilização destes sistemas durante a prática de condução pode elevar em 57% as distrações e o tempo de resposta dos utilizadores finais, o que afeta significativamente a possibilidade de o mesmo reagir aos mais variados casos da condução.
Este valor é mesmo superior ao aumento que se verifica com o uso de substâncias como o álcool ou drogas leves, uma vez que os utilizadores necessitam e dispensar o seu foco para uma funcionalidade externa não relacionada com a condução do veículo. Até mesmo o uso de um dispositivo móvel durante a condução, prática por si só já perigosa, é inferior à distração do uso destes sistemas – cerca de 46%.
A distração também se verifica quando estas ferramentas são utilizadas apenas por comandos de voz, uma vez que os condutores também necessitam de retirar o foco da condução para enviarem os comandos, ou melhor, para os dizerem.
Para os responsáveis pelo estudo, estes dados são preocupantes, uma vez que os condutores subestimam o período que permanecem a olhar para os ecrãs e não à condução.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!