1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphone aplicação iOS iPhone

 

As aplicações de rastreamento de contactos tem vindo a ser um tema bastante debatido nas ultimas semanas, não apenas em Portugal mas um pouco por todo o mundo. E com estas surgem também questões relacionadas com a privacidade e segurança dos utilizadores.

 

Em Portugal, a aplicação Stayaway será a responsável por realizar esta tarefa, e com o lançamento para muito em breve, a Associação pela Defesa dos Direitos Digitais decidiu deixar junto dos consumidores uma forma de acederem a algumas informações úteis sobre a mesma.

A Associação pela Defesa dos Direitos Digitais (D3) revela hoje o lançamento da plataforma rastreamento.pt, que segundo a entidade pretende ser uma forma de ajudar os consumidores a obterem dados e informações sobre este género de aplicações, e quais os seus impactos a nível da privacidade – fazendo assim a questão se estas devem ou não ser instaladas.

 

rastreamento

 

De acordo com a Associação, existem “riscos preocupantes, transversais a todas as apps deste tipo, que nos devem fazer pensar duas vezes antes de instalar algo assim no nosso telemóvel”. O portal agora criado pretende ajudar a responder a algumas questões que não têm vindo a ser inteiramente respondidas pelas autoridades.

 

Uma delas encontra-se sobre a instalação voluntária da app, algo que as autoridades têm vindo a referir como sendo inteiramente do controlo de cada um. Apesar disso, são levantadas questões como o facto de vários outros países terem passado a obrigar ao uso deste género de apps para certas tarefas básicas do dia a dia ou até mesmo à consideração da mesma como obrigatória para os casos onde seja necessário passar entre países diferentes.

 

De relembrar que as autoridades nacionais encontram-se a incentivar o uso da nova aplicação como forma de combater a pandemia do COVID-19. Esta aplicação irá ajudar os utilizadores a serem notificados sempre que tenham estado em contacto com um utilizador potencialmente infetado com o COVID-19, tendo sido implementada pela Google e Apple nos seus respectivos sistemas operativos móveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech