Para quem possui um smartphone da Xiaomi, com a interface MIUI, possivelmente já ficou baralhado com todos os esquemas de ROMs que são disponibilizadas para este sistema. Existem diferentes variações da mesma ROM, por vezes com nomes contraditórios e que são lançadas em diferentes alturas.
Neste artigo iremos esclarecer, de uma vez por todas, as duvidas relativamente aos lançamentos da MIUI.
Na maioria dos casos, o software possui três estados de desenvolvimento: Alfa, Beta e Stable – podem existir intermédios, mas estes são os principais.
Alfa diz respeito a software que se encontra numa fase bastante iniciar de desenvolvimento, com bugs e erros. Beta será uma variação mais avançada, que ainda pode conter bugs mas encontra-se com um desenvolvimento maduro. Por fim, a versão Stable será a “Estável”, e corresponde ao software normalmente disponibilizado para o publico em geral.
O desenvolvimento da MIUI segue o mesmo principio, mas o nome que é dado muitas vezes torna o processo confuso. No geral existem duas versões da MIUI: a “Global” e a “China”. A Global diz respeito à variante que é fornecida para os dispositivos fora da China – versão internacional. Por sua vez, a variante “China” é, como o nome indica, a ROM disponibilizada dentro da China.
A grande diferença entre as duas versões encontra-se no facto de que a variante “China” não possui os Serviços da Google instalados. É também a versão onde a Xiaomi lança todas as novidades em primeiro lugar antes de ser integrada na versão “Global”, bem como a que possui todos os serviços da empresa - como o Mi Pay, entre outros. Mas no geral, são variantes idênticas entre si, apenas destinadas a mercados diferentes...
No final, em ambas as variantes, existem duas fases da ROM da MIUI – Beta e Stable. Porém, os termos utilizados são ligeiramente diferentes.
A versão “Beta” da MIUI diz respeito às versões que, normalmente, são testadas dentro da comunidade de programadores da ROM, e não são divulgadas ao público em geral – ou quando são por fontes “não oficiais”, estas são versões com bugs e ainda em desenvolvimento, atualizadas a cada semana.
A versão “Stable” será a que é fornecida a todos os utilizadores, sendo a versão “Estável”, testada e sem bugs (ou quase isso pelo menos). Esta é a que chega também diretamente via o sistema OTA para todos os utilizadores de dispositivos da Xiaomi. Ou seja, é a versão final e pública.
> Beta Stable ROM
Aqui é onde entra muitas vezes a confusão. A versão “Beta Stable” da MIUI é normalmente anunciada semanas antes do lançamento da versão “Stable”. Quando surgem anúncios do lançamento de uma “Beta Stable” da MIUI, isto quer dizer que utilizadores escolhidos aleatoriamente estão a receber a atualização – a qual pode até surgir com a indicação de “Estável” no sistema, mesmo que ainda esteja em testes.
A Beta Stable será uma versão praticamente idêntica à versão Stable – e caso não sejam verificados problemas, pode até ser exatamente a mesma. No entanto, começa a ser lançada apenas para um pequeno conjunto de utilizadores em primeiro lugar para testar a sua estabilidade num número mais elevado de dispositivos.
Esta é também, normalmente, a versão que os utilizadores inscritos no programa “Beta Tester” da MIUI recebem via OTA – e não a versão Beta anteriormente referida!
> Beta Stable antes da versão Stable? Porque?
Como referido anteriormente, a versão Beta Stable pode muitas vezes ser exatamente idêntica à versão Stable. No entanto, é lançada algumas semanas antes da versão Stable chegar ao publico em geral como forma de testar a sua estabilidade – e garantir o mínimo de bugs possíveis.
Isto previne que possíveis bugs não descobertos durante a fase de testes Beta cheguem à versão Estável, e evita também que a ROM seja fornecida para todos os dispositivos em larga escala – caso seja necessário suspender a atualização, o processo pode ser feito de forma muito mais controlada e sem afetar tantos utilizadores.
> Outras variantes: Nightly Stable
Além da Beta Stable, alguns utilizadores podem também receber a Nightly Stable. Esta versão consiste numa versão da ROM praticamente na fase de Stable final, mas que é lançada para um conjunto ainda mais reduzido de utilizadores em comparação com a Beta Stable. Esta normalmente serve para testar pequenas correções implementadas na versão Beta Stable dias antes da chegada da versão final estável.
> ROM Xiaomi.EU
As ROMs fornecidas pelo portal Xiaomi.EU normalmente parecem ser idênticas à versão final da MIUI que é lançada diretamente pela Xiaomi. No entanto, estas versões são apenas adaptações das MIUI oficial – normalmente com alterações ligeiras no sistema e de versões recolhidas de forma não oficial do grupo de testes da empresa.
Apesar de serem idênticas, estas ROMs não são oficiais – e como tal não recebem suporte direto da Xiaomi.
Apesar de parecer confuso, o esquema de lançamentos da MIUI é relativamente simples de se compreender, e também garante que o software chega aos utilizadores finais – na versão “Estável” – com o mínimo de problemas possíveis. As várias etapas de testes antes da chegada da versão final permitem que a empresa corrija todos os problemas atempadamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!