1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Linux Mint

 

O Linux Mint, uma das maiores distribuições baseadas no Ubuntu, encontra-se a preparar para lançar a nova versão do Mint 20 no próximo mês, mas a entidade deixou já algumas notas sobre o futuro da distribuição.

 

De acordo com a mesma, a equipa por detrás da criação do Linux Mint encontra-se preocupada com a direção que o Ubuntu Snap está a tomar, e como tal foi decidido o bloqueio desta funcionalidade a partir do Linux Mint 20.

 

A ideia do Snap faz sentido para a grande maioria dos utilizadores. Esta funcionalidade permite uma forma de se instalar aplicações mais facilmente no sistema, incluindo em diferentes pacotes o programa principal a instalar e todas as suas dependências. No entanto, esta funcionalidade também tem vindo a ser alvo de criticas ao longo dos anos, sobretudo porque os Snaps dão um maior controlo aos criadores do Ubuntu sobre o processo de distribuição e instalação de pacotes nos sistemas dos utilizadores.

 

Isto ficou ainda mais claro com a chegada do Ubuntu 20.04, onde a Canonical decidiu incluir um pacote do Chromium que instala automaticamente nos sistemas as dependências necessárias para o Snap e para a Ubuntu Store, mesmo que o utilizador não tenha intenções de utilizar esta funcionalidade.

 

Para a equipa do Linux Mint, esta ideia do Ubuntu será praticamente considerada como um “backdoor”, já que está a forçar os utilizadores do Ubuntu a instalarem software proprietário da Canonical para utilizarem o Chromium. Além disso, o software presente na Ubuntu Store não pode ser independentemente verificado ou analisado, bem como atualizado para além do que a equipa do Ubuntu especifique.

 

Por este motivo, o Linux Mint 20 vai ser fornecido aos utilizadores sem o acesso à funcionalidade de Snap, sendo que a equipa espera fornecer um pacote vazio do Chromium com indicações onde podem obter o navegador além de que o snapd vai ser impedido de instalar no sistema por intermédio do APT.

 

Obviamente, os utilizadores que pretendam realmente utilizar o snapd terão essa possibilidade e a equipa do Linux Mint garante que vai fornecer todos os passos necessários para que isso possa ser feito.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech