1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Linux Mint

 

O Linux Mint, uma das maiores distribuições baseadas no Ubuntu, encontra-se a preparar para lançar a nova versão do Mint 20 no próximo mês, mas a entidade deixou já algumas notas sobre o futuro da distribuição.

 

De acordo com a mesma, a equipa por detrás da criação do Linux Mint encontra-se preocupada com a direção que o Ubuntu Snap está a tomar, e como tal foi decidido o bloqueio desta funcionalidade a partir do Linux Mint 20.

 

A ideia do Snap faz sentido para a grande maioria dos utilizadores. Esta funcionalidade permite uma forma de se instalar aplicações mais facilmente no sistema, incluindo em diferentes pacotes o programa principal a instalar e todas as suas dependências. No entanto, esta funcionalidade também tem vindo a ser alvo de criticas ao longo dos anos, sobretudo porque os Snaps dão um maior controlo aos criadores do Ubuntu sobre o processo de distribuição e instalação de pacotes nos sistemas dos utilizadores.

 

Isto ficou ainda mais claro com a chegada do Ubuntu 20.04, onde a Canonical decidiu incluir um pacote do Chromium que instala automaticamente nos sistemas as dependências necessárias para o Snap e para a Ubuntu Store, mesmo que o utilizador não tenha intenções de utilizar esta funcionalidade.

 

Para a equipa do Linux Mint, esta ideia do Ubuntu será praticamente considerada como um “backdoor”, já que está a forçar os utilizadores do Ubuntu a instalarem software proprietário da Canonical para utilizarem o Chromium. Além disso, o software presente na Ubuntu Store não pode ser independentemente verificado ou analisado, bem como atualizado para além do que a equipa do Ubuntu especifique.

 

Por este motivo, o Linux Mint 20 vai ser fornecido aos utilizadores sem o acesso à funcionalidade de Snap, sendo que a equipa espera fornecer um pacote vazio do Chromium com indicações onde podem obter o navegador além de que o snapd vai ser impedido de instalar no sistema por intermédio do APT.

 

Obviamente, os utilizadores que pretendam realmente utilizar o snapd terão essa possibilidade e a equipa do Linux Mint garante que vai fornecer todos os passos necessários para que isso possa ser feito.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech