Para além do iOS 14 e do macOS Big Sur, a Apple também revelou durante a WWDC 2020 que iria começar a transitar para o uso dos seus próprios chips sobre os futuros MacBooks. Estes chips, baseados na tecnologia ARM, vão ser idênticos aos que a Apple utiliza sobre os seus iPhones e iPads, permitindo otimizar ao máximo cada componente existente.
Tendo em conta as semelhanças entre os sistemas, uma novidade que vai surgir desta mudança será a capacidade das apps atualmente existentes para iOS e iPadOS virem também a ser compatíveis com o macOS.
Desta forma, os utilizadores podem descarregar as apps em qualquer um dos sistemas, ficando a mesma disponível para uso nos mesmos sem qualquer entrave – o que vai facilitar também consideravelmente a vida dos programadores, que deixam assim de necessitar de desenvolver apps para cada sistema diferente.
A Apple acredita que praticamente todas as apps existentes atualmente vão ser capazes de ser executadas no macOS de forma nativa, sem modificações. Para demonstrar exatamente isso, durante o evento a empresa colocou aplicações como o Monument Valley, Fender Play e Calm – normalmente disponíveis apenas para iOS – a funcionar sem problemas no mais recente macOS.
A Apple também deixou a promessa que, para todos os utilizadores que tenham hardware compatível, vai ser possível descarregar apps do iOS no macOS a partir do primeiro dia, sem modificações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!