Numa altura em que a Google se encontra a preparar para lançar a versão final do Android 11 este ano, a empresa revelou alguns dados relativamente à sua versão anterior do sistema — o Android 10.
De acordo com a empresa, a adoção do Android 10 tem vindo a ser a mais rápida em comparação com qualquer outra versão anterior do sistema. A empresa atribui esta adoção ao Projeto Treble, uma das medidas que a Google tem vindo a tentar integrar no mercado para evitar a fragmentação do sistema – que ainda continua a ser um problema atualmente.
Esta funcionalidade foi introduzida com o Android 8, e basicamente permite a disponibilização de atualizações diretamente para o sistema sem que tenham de passar pela aprovação dos fabricantes, algo que será um dos principais motivos pelos quais muitos dispositivos acabam por não ser atualizados durante longos períodos.
Segundo a Google, desde o Android 9 que o Projeto Treble teve um apoio fundamental para ajudar na integração das versões mais recentes do sistema no máximo de dispositivos possíveis. Os dados apontam que, apenas cinco meses depois de o Android 10 ter sido oficialmente lançado, este já se encontrava em 100 milhões de dispositivos – uma adoção 28% mais rápida do que aconteceu com o Android 9.
A Google atribui ainda este aumento na adoção do sistema a outras medidas que foram sendo implementadas, como é o caso das versões Developer do Android destinadas a mais dispositivos do que apenas aos modelos da linha Pixel, o que terá permitido aos fabricantes adaptarem o sistema para as versões mais recentes o quanto antes.
Espera-se que mais novidades venham a ser reveladas sobre o sistema de atualizações para o Android 11, que certamente a Google deverá sublinhar quando a versão final for oficialmente lançada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!