1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

HTTP/3

 

O HTTP/3 será a nova geração do protocolo HTTP, que promete um conjunto de melhorias a nível da segurança e velocidade. Sendo baseado na tecnologia QUIC, a nova tecnologia encontra-se cada vez mais envolvida no mercado e a ser suportada em mais navegadores.

 

Atualmente, 40% da internet possui suporte a HTTP/2, uma tecnologia que foi originalmente desenvolvida pela Google em 2012 com o SPDY. O QUIC será uma tecnologia similar, mas mais avançada, que promete ainda mais velocidade durante a navegação pela Internet.

 

De acordo com os testes realizados pela Google, o QUIC permite reduzir em cerca de 15% a latência das comunicações pela Internet, enquanto fornece um aumento de 30% na velocidade da transmissão de dados – sobretudo quando esta transmissão corresponde a streaming de conteúdos multimédia. Uma das vantagens seria, por exemplo, o facto de os vídeos serem carregados muito mais rapidamente na sua totalidade.

 

A tecnologia já se encontra algo implementada nos navegadores atuais, mas ainda necessita de ser ativada manualmente pelos utilizadores. Por exemplo, no Google Chrome isso pode ser feito a partir da página de “chrome://flags”, onde se encontra a opção para ativar as ligações QUIC.

 

protocolo quic no chrome

 

No entanto, isto de pouco adianta a menos que os servidores e sites que os utilizadores acedam também tenham suporte para a tecnologia – o que será onde existe atualmente mais problemas. O QUIC ainda não se encontra integrado em muitos dos servidores e sites atualmente disponíveis – e mesmo a nível do software para os servidores, o suporte à tecnologia tem vindo a ser algo lento. Por exemplo, o NGINX conta com uma versão de suporte experimental na 1.17, mas o Apache – um dos sistemas de servidores mais utilizados na Internet – ainda não possui qualquer suporte à mesma.

 

Para si, enquanto utilizador, não custa ativar a funcionalidade no seu navegador. Mesmo que não se tire total proveito da mesma, sempre ficará preparado para o futuro e pode sempre beneficiar nos poucos websites que o suportem.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech