A maioria dos websites online são baseados no protocolo HTTP. Este permite que a maioria dos utilizadores aceda às páginas online por intermédio de navegadores. No entanto este protocolo não sofria alterações desde os inícios de 1999.
Isso poderá vir a mudar brevemente, tendo em conta que a IETF HTTP Working Group revelou encontrar-se a terminar os trabalhos no desenvolvimento da segunda versão. Assim que o desenvolvimento se encontrar concluído bastará aguardar pela criação das regras padrão aplicadas ao protocolo e a nível mundial.
Os utilizadores finais não deverão verificar diferenças com a implementação desta segunda versão do http, sendo que as principais alterações encontram-se a nível do protocolo em si. Com este espera-se que as páginas carreguem mais rapidamente e que as ligações com servidores tenham um tempo de vida mais prolongado.
O http/2 é baseado no protocolo Google SPDY, que foi desenvolvido com o objetivo de providenciar uma melhor estabilidade, segurança e rapidez nas ligações.
Espera-se que o protocolo comece a ser disponibilizado a nível mundial ainda em 2015, estando atualmente à aguardar todos os processos burocráticos necessários para a sua aplicação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!