1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

DNS-over-HTTPS

 

A Internet tem vindo a evoluir para um clima onde é necessário segurança e privacidade para a navegação do dia a dia, e felizmente existem tecnologias que ajudam nisso. O DNS-over-HTTPS é uma delas, que permite encriptar as comunicações DNS feitas por um sistema, e enviar as mesmas de forma segura como tráfego HTTPS.

 

No caso do Android, este disponibiliza suporte para o DNS-over-TLS, que será similar mas sobre ligações TLS. Este suporte foi adicionado com o Android 9.0, dentro da funcionalidade conhecida como “DNS Privado”.

No entanto, a Google encontra-se agora preparada para dar o próximo passo, tendo confirmado que o seu sistema vai começar a suportar o DNS-over-HTTP/3, e existem pequenas, mas importantes, diferenças face ao DNS-over-HTTPS regular – e motivos pelos quais a Google optou por esta nova tecnologia.

 

O HTTPS/3 utiliza a tecnologia QUIC, que permite obter um transporte mais rápido de dados, e isso pode também ser usado para tecnologias como o DNS. Conjugando os pedidos DNS sobre ligações HTTPS, com o QUIC, os utilizadores podem beneficiar de ainda mais desempenho final no processamento desses pedidos.

 

O DNS-over-HTTP/3 também elimina alguns dos problemas que existiam sobre o DNS-over-TLS, e que devem ajudar os utilizadores a terem novas formas de garantir a segurança e privacidade dos seus acessos.

Existem ainda melhorias na latência dos pedidos, que deve ser consideravelmente inferior, resultando assim – na teoria – numa navegação mais rápida.

 

A atualização com suporte para o DNS-over-HTTP/3 vai começar a ser disponibilizado para todos os sistemas Android que tenham as atualizações mais recentes dos Serviços da Google, a partir do Android 11, embora o suporte possa variar de equipamento para equipamento. Quem esteja atualmente a usar o DoT no Android, irá automaticamente receber o suporte para DNS-over-HTTP/3, nos resolvers que suportem a tecnologia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech