Devido a um erro de configuração de servidores de desenvolvimento, várias empresas do ramo da tecnologia foram afetadas por um leak de código fonte sobre vários repertórios alojados na plataforma do GitLab.
A falha foi descoberta pelo programador Tillie Kottmann, que segundo revela o portal Hackread, terá obtido acesso a vários sistemas de repertórios incorretamente configurados de várias entidades internacionais. Entre os nomes das empresas encontra-se a Microsoft, Lenovo, Adobe, Motorola, Qualcomm, AMD, MediaTek, entre outras.
O leak, apelidado de “Exconfidential”, contem vários código-fonte de programas e sistemas utilizados por estas empresas, e supostamente terá sido obtido devido à incorreta configuração de sistemas de desenvolvimento associados com o Gitlab.
O programador disponibilizou o acesso a vários destes repertórios, alguns dos quais tinham credenciais integradas no código – e das quais o mesmo tentou remover o máximo possível para evitar a exposição ainda maior de falhas.
Kottmann afirma que não contactou as entidades afetadas pelo leak, mas que irá remover do registo publico qualquer código descoberto caso as entidades afetadas o contactem diretamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!