Caso esteja a ponderar adquirir um novo SSD ou comprar mais memoria RAM para o seu sistema, talvez compense aguardar mais algumas semanas para isso – já que pode poupar alguns euros no final.
De acordo com um recente relatório da empresa DRAMeXchange, encontra-se a prever que o mercado dos discos SSD e de memorias RAM venham a sofrer uma queda generalizada nos preços de venda, devido ao excesso de oferta de produtos baseados na tecnologia NAND e DRAM.
O relatório aponta que, durante 2020, o preço tanto dos SSD como das RAMs venha a cair cerca de 10% do seu tradicional valor, enquanto durante o primeiro trimestre de 2021 essas quedas irão ainda manter-se de forma mais acentuada.
Em causa encontra-se o facto que as vendas não estão a seguir a tendência da produção, com os fabricantes a terem demasiado stock disponível para a procura dos componentes que está a ser realizada no mercado. Isto foi também afetado visto que muitos centros de dados e clientes empresariais, derivado da pandemia, anteciparam as compras deste género de memórias para antever potenciais problemas futuros, e agora possuem um excesso de stock.
No final, isto deverá ser benéfico para os consumidores, que poderão ter acesso a componentes de memória mais baratos no mercado. Esta é uma tendência que já se tem vindo a verificar no mercado atualmente, com alguns discos SSD e memória RAM a baixarem consideravelmente de preço face ao que se encontravam no inicio do ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!