1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft Defender

O Microsoft Defender pretende ser uma primeira linha de defesa contra malware nos sistemas Windows 10 – e a Microsoft tem vindo a investir bastante em melhorar o mesmo, ao ponto que pode ser considerada uma solução simples de segurança e gratuita, estando integrada diretamente no Windows.

No entanto, uma recente atualização do programa terá aberto também as portas a um novo género de ataque, que permite a utilizadores maliciosos utilizarem as ferramentas do próprio programa para – ironicamente – descarregar malware.

De acordo com o investigador de segurança Mohammad Askar, a ferramenta de linha de comando MpCmdRun.exe foi recentemente atualizada para permitir o download de programas externos, e como tal, abre as portas para possíveis ataques de download pela mesma de conteúdos maliciosos.

Esta ferramenta normalmente serve apenas para uso do Microsoft Defender a partir da linha de comandos, mas recentemente recebeu uma nova funcionalidade que permite também o download de ficheiros remotamente pela mesma. Com isto, um atacante pode usar a ferramenta para descarregar praticamente qualquer ficheiro da Internet.

mensagem tweet investigador defender

A boa notícia, porém, é que o Microsoft Defender ainda irá detetar todos os ficheiros descarregados desta forma e analisar os mesmos por vírus – mas caso seja um ficheiro que não esteja na base de dados do programa, isto abre as portas a possíveis ataques externos.

Será improvável que a Microsoft venha a corrigir este erro, uma vez que será algo que é considerada uma funcionalidade do próprio Microsoft Defender. Mas ainda assim, para os administradores de sistemas, é mais um processo a ter em atenção na altura de analisar possíveis ataques de malware.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech