1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Qualcomm logo

 

A Qualcomm continua a ser uma das principais fabricantes de chips para dispositivos móveis no mercado, mas parece que se encontra lentamente a perder alguma tração para a rival MediaTek.

 

De acordo com os dados mais recentes da empresa Counterpoint Research, o mercado dos SoC para dispositivos móveis encontra-se atualmente dominado por seis marcas diferentes. A Qualcomm continua na liderança, mas em comparação com o ano passado perdeu uma quota no mercado de 4% durante o segundo trimestre do ano. Atualmente a marca possui uma quota de 29%, quando o valor era de 33% em 2019.

 

Por sua vez, a MediaTek regista um aumento de 2% na sua quota do mercado pelo mesmo período, passando dos 24% em 2019 para os atuais 26%. Este aumento deve-se em parte às melhorias de fabrico que a empresa tem vindo a realizar e ao facto de existirem mais dispositivos a contarem com estes chips.

 

quota de fabricantes de SoC no mercado

 

É importante referir que estas alterações ocorrem num período em que se registaram aumentos de 126% nas vendas de dispositivos 5G no mercado mundial. Com o bloqueio da Huawei nos EUA, poderá existir um maior incentivo para fabricantes como a Qualcomm e MediaTek poderem explorar novas áreas no desenvolvimento dos seus Chips.

 

No entanto, um dos motivos para a queda de quota para a Qualcomm pode estar diretamente relacionada com o bloqueio da Huawei nos EUA. Com este bloqueio, a empresa tem vindo a produzir mais dos seus chips a partir da HiSilicon, pelo que o número de unidades de SoC existentes será consideravelmente superior para esta, em deterioramento de outras empresas - como se verifica no gráfico, onde a HiSilicon passou de uma quota de 12% para 16%.

 

Entre os diferentes mercados, a Qualcomm tem vindo a perder popularidade em continentes como a América do norte e do Sul, bem como na China. A MediaTek, por sua vez, tem vindo a crescer em mercados como a Europa, Médio-Oriente e Índia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech