1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Nvidia RTX 3080

 

O lançamento das novas placas GeForce RTX 3080 tem vindo a ser bastante controverso. Depois de todos os problemas com as encomendas iniciais da placa, agora estão a surgir ainda mais problemas com o próprio hardware.

 

Vários utilizadores das novas RTX 3080 têm vindo a relatar problemas com bloqueios da placa ou erros e instabilidade em geral. A causa para estes problemas encontra-se em alguns modelos de placas fabricadas fora da Nvidia, e aparentemente encontra-se relacionado com o uso de condensadores no hardware da placa que são abaixo da qualidade que seria de esperar – POSCAP e MLCC.

 

Alguns parceiros da Nvidia encontra-se a construir as suas placas com condensadores de menor qualidade para pouparem na construção, mas isso faz com que a placa apresente erros quando começa a funcionar em velocidades mais elevadas, visto que os condensadores não são capazes de filtrar o ruído elétrico da placa junto do GPU, e como consequência isso pode levar a vários problemas nos jogos.

 

Os problemas têm vindo a ser reportados sobretudo quando as placas começam a funcionar em velocidades mais elevadas, que será onde existe a maior possibilidade de existirem também interferências. Isto agrava-se com o facto das placas usarem a tecnologia GPU Boost, que eleva a velocidade do GPU para além dos padrões, desde que exista espaço para isso a nível de energia e temperatura.

 

O problema encontra-se no facto que, aumentando essa frequência de funcionamento, também se eleva o ruído – e isso não conta para o caso do GPU Boost, e portanto a placa apresenta instabilidade. O problema foi confirmado pela própria Nvidia, que confirma que alguns dos seus parceiros estão a construir as suas placas com estes condensadores de menor qualidade.

 

Apesar de o problema não se encontrar diretamente relacionado com a Nvidia, a empresa optou por disponibilizar uma pequena correção temporária, mas a qual pode não agradar a todos: uma atualização das drivers da Nvidia que reduz o clock máximo que as placas podem atingir.

Ou seja, para evitar que o problema ocorra, a Nvidia encontra-se a limitar nas drivers a velocidade máxima que as mesmas podem atingir para evitar que causem problemas. No final, a placa ainda deverá aplicar o “Boost”, mas será com uma frequência inferior ao que seria de esperar, mesmo que a placa tenha espaço para ainda evoluir mais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech